METODOLOGIA
Para garantir a objetividade das provas, cada produto candidato é testado mediante um blind test, monitorizado e supervisionado por um laboratório de análise sensorial especializado de reconhecido prestígio em Portugal.

Um painel de 60 pais/filhos recrutados em função do seu perfil provam/testam os produtos candidatos em contexto real de utilização em home ou hall tests, dependendo do tipo de produto.

Exame sensorial sem referência à marca (Blind test) seguindo um estrito protocolo definido em conjunto com a marca
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Avalia-se um criterio principal:
★ Satisfação Global
E quatro critérios secundários definidos de acordo com o tipo de produto:
★ Sabor
★ Odor / Fragância
★ Praticidade
★ Textura
★ Aspeto
★ Eficácia
★ Ergonomía
★ Conforto
★ Textura
No caso de fraldas avaliam-se:
★ Facilidade de utilização
★ Ajuste
★ Sensação de pele seca
★ Respeito pela pele
PARA SER PREMIADO TOP KIDS O PRODUTO DEVE SUPERAR A NOTA MÍNIMA DE 6 E OBTER A MELHOR NOTA DA SUA CATEGORIA.
Em primeiro lugar os consumidores avaliam o produto de acordo com a metodologia "clássica". Num segundo momento avaliam o carácter inovador do produto. A inovação poderá estar relacionada com packaging, nova receitas, novas tendências, etc.
As marcas participantes, além do teste "clássico" terão também que superar provas quanto à taxa de reciclabilidade das embalagens, composição nutricional e apresentar cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (nº8, nº 12, nº 13, nº 14 e nº 15).
Podem participar produtos que já tenham certificação biológica. Estes produtos serão testados por consumidores habituais deste tipo de referências e participam numa categoria à parte, não sendo por isso comparados com produtos não bio.